Recife de Ontem e Recife de Hoje

Quatro locais do Recife. Fotografados ontem e hoje.


1) Mercado de São José
Inaugurado em 1875 o Mercado já passou por várias reformas em suas estruturas. Tombado pelo IPHAN como um importante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, é hoje um centro de distribuição alimentar e comércio de artesanatos na área central.
Dia movimentado no Mercado de São José, em aproximadamente 1880.
Artesanato no Mercado de São José em 2011
2) Igreja do Carmo
Construída no local do antigo palácio da Boa Vista (Falta confirmar essa informação), a fachada e pátio da Igreja do Carmo, no centro do Recife sobreviveu frente as destruições empreendidas no século XX. Claro que a lógica do pátio ficou danificada com a abertura da Avenida Dantas Barreto, mas ainda mantém sua característica.
Fachada da Igreja do Convento do Carmo em 1865.
Fachada e pátio do Carmo em 2011.

Aberta ao público em 1882 é uma das igrejas católicas mais recentes do centro do Recife. O local onde ela se encontra era, aparentemente, terras da comunidade dos Clérigos da Igreja de São Pedro
Igreja e Pátio do Livramento em Recife, aproximadamente 1880.

Pátio do livramento em 2011. Outro pátio destruído pela lógica das Avenida imposta nas décadas de 1960.


No século XIX Luis-Léger Vauthier disse que era um absurdo Recife não ter um teatro decente. Com essa ideia, o engenheiro francês construiu um dos principais locais de diversão para as elites daquela época.

Teatro de Santa Isabel, aproximadamente em 1855


Teatro de Santa Isabel em 2011.


As fotos antigas são do livro de Gilberto Ferrez - Velhas Fotografias Pernambucanas 1851 - 1890, onde ele organiza um álbum com imagens variadas da cidade e da região.

Leave a Reply

Seguidores