Igreja de São Pedro dos Clérigos

Gilberto Freyre disse que essa é uma das Igrejas mais românticas do Brasil. Na minha opinião é um dos locais mais bonitos e legais do Recife. Seguem as fotos (de celular com baixa qualidade), de uma Igreja muito barroca, mas com coisas do rococó e maneirismo.
Detalhe que tanto a igreja quanto pátio são tombados pelo IPHAN.



Ao chegar no local, você se encontrará no meio de pátio pequeno, rodeado por um casario antigo, porém bem cuidado. Nessas casas você encontrará bares, restaurantes e museus compondo o ambiente. Vale a pena visitar o Buraco do Sargento, bar/restaurante tradicional da cidade onde você pode pedir um caldinho de feijão. O memorial fonográfico de Luiz Gonzaga tem um ótimo acervo, com músicas, letras, discos, fotos e roupas do Rei do Baião.






A Igreja conta duas torres, que também foram bem destacadas por Gilberto Freyre. Mas o que vale a pena olhar é a porta, muito bem trabalhada.


Logo na entrada, se você tiver ido de dia, vai notar que o local é naturalmente iluminado, o que torna o interior da Igreja agradável (o sol do Recife as 10h ajuda bastante para isso).

Se olhar para cima vera uma pintura de 1764 que retrata o momento em que Jesus Cristo concede a Pedro a missão de fundar a Igreja. A pintura é de autoria provável de Manuel de Jesus Pinto.


Chegando próximo do altar, olhado para os lados, você verá uma sacristia muito bem trabalhada, e ornamentada, com imagens de santos diversos.





E o altar vai ser, claro, a parte mais rebuscada.













Quando sair, vale caminhar até o Pátio do Carmo, olhar as Torres (da Igreja, não dos prédios) e visitar a outra Igreja, que mostrarei em outro post.

 Para chegar é só olhar aqui do lado :)
Exibir mapa ampliado

Outras informações sobre o pátio (algumas mais técnicas, sobre arte, arquitetura e patrimonialização) em: http://www.patiodesaopedro.ceci-br.org/


Leave a Reply

Seguidores